segunda-feira, 17 de março de 2014

Uma nação que deseduca


Os textos dele tiram-me o fôlego, falou como um músico que é e um educador que foi. Falou como quem tem experiência sobre o que trata.
Gosto de tudo que ele faz, é difícil encontrar palavras que possam definir a pessoa dele. Gosto, principalmente, de compartilhar tudo que ele compartilha comigo. Deliciem-se!

"Viva a neo colonização da “sacrossanta burrice” lançada, desde a década de 90 e em pleno vigor, até os dias atuais, no nosso querido “Planeta Nordeste”. 

Infelizmente, é esta a herança concedida a uma geração que corre um tremendo risco de se tornar incapacitada por uma mídia promíscua e inescrupulosa... Em referência, gostaria de citar, a título de exemplo, algumas expressões veiculadas através do “forró atual” (aquele que “tá istorado” – veja bem o nível do termo), mas, se o fizesse, apenas estaria reforçando a onda... Até porque todos conhecem, já que somos obrigados a ouvir essa “ditadura da aberração” que nos chega sem pedir licença, em qualquer via pública.

Digo, com toda propriedade, que, enquanto houver burrice, haverá sempre um lugar para este tipo de gosto e de atitude. E como essa “classe” representa um grande número, dentro do contingente regional, por causa do costume que vem imbecilizando a tantos, diariamente e há tanto tempo, torna-se impossível apostar num futuro qualquer para este país, onde prolifera a indigência mental (Não vamos falar do "funck", porque é outra aberração - não o ritmo, mas o estilo da grande maioria das "composições", se é que se pode chamar assim). 

”Ai, mas o povo gosta !” (É assim que os novos Pilatos se esquivam, enquanto lavam as mãos na lama, porque também curtem).

Sinceramente, aqui há pessoas que conseguem causar vergonha a qualquer nação do Terceiro Mundo, apesar de toda a mal empregada tecnologia de ponta que, nem de longe, combina com certos tipos de “show”. 

Resta saber: Qual é o plano de INVESTIMENTO EDUCACIONAL que poderia surtir um bom efeito num contexto social como este? Ou melhor: “QUEM VAI SALVAR A NOSSA JUVENTUDE DA DERROCADA TOTAL?” – NINGUÉM, POIS, ASSIM COMO EXISTE A INDÚSTRIA DA SECA, EXISTE TAMBÉM A DA IDIOTICE E ESTA FATURA MILHÕES! A QUEM, PORTANTO, INTERESSA UM PROJETO AUTENTICAMENTE EDUCATIVO, SOB O RISCO DE SE PERDEREM MILHARES DE ELEITORES? Sim, porque os pequenos eleitores já estão viciados, do modo como se espera que eles fiquem, para poder encurralá-los... (O jogo é demasiadamente sujo) A quem interessa (repito) formar uma massa de cidadãos críticos, para verem desaparecer no ar “os mais belos paradigmas”, como, por exemplo: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo!?”- (digno de um gênio, esse...).

ENQUANTO ISSO, FINGE-SE, A CADA ENVIO DE VERBAS, ESTAR CUIDANDO DO FUTURO DAS NOSSAS CRIANÇAS... QUANTA CRETINICE! ONDE ESTÁ A VERDADEIRA PEDAGOGIA, NUMA CONCORRÊNCIA TÃO CONTRADITÓRIA E DESLEAL COMO ESTA? A QUEM PENSAM ESTAR ENGANANDO? (A SI MESMOS, CERTAMENTE)... 

Penso que a grande escapada dos “profissionais da educação” – não dos verdadeiros educadores – está exatamente no “Relativismo” que anestesia o pensamento de muitos, na tentativa de sufocar o senso crítico, pois é preciso manter a clientela, senão as verbas não vêm.

Manter compromisso com qual educação e para que, não é mesmo? Mas, meus queridos, cuidado: - Isso não dura para sempre e nos envergonha bem mais do que as pobres vítimas iletradas deste sistema de coisas, desta nação que deseduca e caminha, diariamente, de olhos vendados... O debate continua... (A PALAVRA ESTÁ FACULTADA)"


Um comentário:

  1. Ahyalla, suas atitudes me encantam! Obrigado pela publicação e, essencialmente, pela apreciação. Bjo!
    Bartho

    ResponderExcluir