domingo, 13 de março de 2011

Aviões no Altas Horas

Ontem à noite, após ver tanta agitação e movimentação das pessoas pelo Twitter por um único motivo: Aviões do Forró estava no Altas Horas, pensei no porque as pessoas não faziam a mesma movimentação quando artistas de qualidade (e de verdade!) apareciam em programas como aquele. Então, resolvi dar minha opinião, na minha página daquele mesmo site: "O que pensar das pessoas que acham o máximo Aviões no Altas Horas?"

O mais engraçado foi ver a polêmica que isso gerou, os fãs alucinados me perguntando qual o problema, dizendo que eu deveria respeitar e entender a diversidade musical.

Tudo bem, pessoal, eu entendo e respeito a diversidade musical, mas não considero Aviões do Forró música. E sinto vergonha alheia de pessoas que cantam euforicamente aquelas letras sem nenhuma qualidade e pudor, com uma criatura que diz ser vocalista e faz pouco caso da sua platéia.

Ele deve ser mais inteligente do que eu, já que ganha muito dinheiro dos seus fãs rindo deles, como eu já vi em shows da mesma banda (sim! eu já fui pra shows de Aviões), 'compondo' músicas sem letra ou com sentidos ambíguos lamentáveis, ou você acha bonito seu irmão ou primo de dois anos cantando aquela palhaçada na maior inocência sem saber do que se trata, estão consumindo o cérebro das nossas pobres crianças.

Eu não tenho nada contra forró, pelo contrário, gosto de dançar, gosto de ouvir e tenho sangue Nordestino na veia, mas estou falando de forró e não dessas bandas criadas hoje, pela mídia, para consumir o seu dinheiro e fazer você gostar do que não presta. Eu tenho certeza que a maioria dos fãs de Aviões e similares, não conhecem o verdadeiro forró, não conhecem artistas consagrados por esse ritmo e que levaram esse ritmo para o mundo, artistas como Sivuca, Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, entre outros do mesmo naipe.

Ainda tive que ler que o forró de Gonzaga não segue o ritmo do forró de hoje ou que graça tem ouvir Elis Regina e Roberto Carlos. Não preciso nem comentar sobre opiniões como essa.

É fato, eu não gosto de Aviões, não suporto aquele vocalista que se acha o dono do mundo cantando coisas como 'Deita na BR', 'Senta que é de menta', 'O amor é feito capim', 'Bara bara bara bere bere bere' e fazer sucesso. Pessoal, coloquem a massa encefálica de vocês para funcionar, escutem as letras, escutem a melodia, os arranjos e pensem: Isso é legal?!

É isso que vocês querem deixar pra próxima geração? Aviões do Forró, Garota Safada e seus similares. A geração anterior a nossa deixou a Jovem Guarda, a MPB, os verdadeiros forrozeiros, sem falar nos artistas internacionais. E nós? Vamos deixar 'Senta que é de menta'...